QUARTA-FEIRA DE CINZAS: no dia 22, quarta-feira, às 9h, na Matriz Antiga e às 19h15, na Matriz Nova, damos início à Quaresma, com a celebração da imposição das cinzas.
QUARESMA: começamos nesta quarta-feira a Quaresma. É um forte convite à conversão. Para o efeito, propomos:
HABITANDO ENTRE NÓS... PARA LIBERTARé o tema da proposta orante para o caminho quaresmal da comunidade e da família.
A CRUZ EM NOSSAS CASAS: a pandemia foi-nos fechando as portas, mas não nos impediu de celebrar e expressar a nossa fé. Com efeito, voltamos a propor que cada família coloque na sua porta, varanda ou jardim uma Cruz, durante o tempo da Quaresma e no tempo Pascal a possa florir ou iluminar. Desta forma tornamos mais claro que a Cruz é o sinal da nossa identificação com Jesus.
CANTINHO DA ORAÇÃO: que cada família crie um espaço de oração, replicando o cenário da Igreja. Além da Cruz, faça uma pequena tenda, a qual estará descoberta, despida... e em cada semana escreva a pergunta da semana e a coloque junto à tenda. Essa questão ajudará a fazer o exame de consciência ao longo da Quaresma. Não deixemos de colocar a Bíblia e uma vela para a oração pessoal ou familiar. Assim, caminhará pessoal e familiar ao ritmo da liturgia paroquial.
“REZAR NA QUARESMA”: livro de oração diária, a partir da Palavra, para rezar em família ou pessoalmente. Custa 1,50€.
VIA SACRA: todas as sextas-feiras, às 15h, na Matriz Antiga.
ORAÇÃO DE VÉSPERAS: todos os Domingos da Quaresma, às 18h30, na Matriz Nova, há Oração de Vésperas com Adoração ao Santíssimo Sacramento.
CONFISSÕES:dia 22 de Março, das 21h15 às 22h15, na Matriz Nova, e no dia 29 de Março, das 9h30 às 11h, na Matriz Antiga. O centro da RECONCILIAÇÃO não é o pecado, mas a INESGOTÁVEL MISERICÓRDIA de Deus. Não haja medo.
CONTRIBUTO PENITENCIAL: por indicação do Sr. Arcebispo, o contributo destina-se ao Fundo Partilhar com Esperança e à Diocese de Pemba, Moçambique. Faça o seu contributo penitencial, pondo o seu donativo num envelope com a indicação Contributo Penitencial. Gratos pela generosidade.
HABITANDO ENTRE NÓS... PARA LIBERTAR: dando continuidade ao tema do Advento e Natal, a pastoral litúrgica arquidiocesana propõe um caminho Quaresmal e Pascal que ajude cada discípulo de Cristo a intuir a presença de Deus entre nós como uma presença libertadora, salvadora: “foi para a verdadeira liberdade que Cristo vos libertou” (Gl 5, 1). Há no caminho quaresmal uma luz pascal, libertadora, que assume a nossa condição frágil, sem tragédia, mas oferece-lhe a possibilidade de ser redimida, salva, amada. HABITANDO ENTRE NÓS (Jo 1,14), Cristo continua a visitar-nos nas realidades e circunstâncias da vida em que cada um se encontra, oferecendo o seu coração de irmão e a sua mão protetora e misericordiosa. A caridade de Cristo entre nós manifesta a proximidade de Deus. Na verdade, “onde há amor, aí habita Deus”.
EXAME DE CONSCIÊNCIA, O QUE É? Mais do que uma análise ou mero exercício introspetivo, o Exame de (para tomar) Consciência é um momento de oração, de transparência com Deus e connosco. Trata-se de assumir o passado e converter-se para relançar o caminho futuro. Propomos de forma simples, este esquema, inspirado nos ensinamentos de Santo Inácio de Loiola: 1.º começa por colocar-te na presença de Deus; 2.º dá graças a Deus; 3.º deixa-te olhar por Deus, 4.º pergunta por onde é que Deus tem passado na tua vida; 5.º deixa-te reconciliar com Deus e com os outros; 6.º e por fim, faz um propósito para continuar a viver no Amor de Deus.